terça-feira, 8 de maio de 2012

Reprodução dos bovinos II - Raças


        Apresentaremos agora um pouco sobre algumas das diferentes raças bovinas, buscando fazer uma distinção de suas características físicas. O conteúdo usado foi extraído do seguinte website: http://marruco.sites.uol.com.br/diferenca.html

Raças Bovinas Leiteiras :

A aparência geral, em comparação com a do gado de corte, é de um animal menos musculado, com ângulos e costelas mais salientes, porém revelado vivacidade, vigor e saúde.

Peso e Estrutura: variáveis, de média a grandes para a raça.

Pelagem: variável segundo a raça, de couro médio ou fino, mas no geral mais fino que no gado de corte, solto e bem coberto de pelos finos e macios.

Cabeça: Relativamente mais comprida e com a fronte mais cavada que nas raças de corte; mandíbulas secas e separadas ; chifres finos de tamanho médio, geralmente com bastante secreção e mais finas e atentas do que nas raças de corte.

A diferenças no touro são decorrentes da sexualidade : maior peso, ossatura mais forte em musculatura mais abundante, sobretudo no pescoço e quartos anteriores ; cabeças forte e larga ; tórax muito largo, sobretudo no cilhadouro ; temperamento em geral mais vivo que no touro de raça de corte ; costado e ventre amplo ; finalmente, deve locomover-se com facilidade.

As raças leiteiras são, entre outras, Gado Holandês, Gado Holandês Vermelho, Gado Dinamarquês Vermelho, Gado Jersey.

http://fronteiranoroeste.pbworks.com/w/page/11429601/Gado%20Leiteiro


Raças Bovinas de Corte :

Os bovinos de corte, no geral, possuem o corpo em forma de um ‘’bloco’’ compacto, largo, profundo e moderadamente comprido. E se locomovem com facilidade. Na maioria das raças tem a forma de um paralelepípedo ou de um cilindro. Tem a pele solta e que revela uma musculatura macia e elástica à palpação.

Pelagem: variável segundo a raça, com couro de média espessura, em geral, macio e elástico, bem coberto de pelos finos e sedosos.

Peso: Varia entre médio ou grande, e a ossatura média. As raças pequenas não são satisfatórias para esta finalidade.

Estatura :Baixa, sem prejuízo do peso.

Cabeça: Média, curta, larga entre os olhos, coberta de pelos finos ; chanfro moderadamente fino, com focinho largo e narinas grandes ; olhos grandes e plácidos ; chifres ausentes ou nunca grosseiros ; orelhas médias, antes largas que longas, nem relaxadas nem muito alertas, bem cobertas de pelos.

As raças de corte são, entre outras, Gado Shorthorn, Gado Hereford, Gado Polled Angus, Gado Devon, Gado Charolês.



http://www.cnpc.org.br/pecuaria.php?pageNum_Revistas=2&totalRows_Revistas=28


Raças Bovinas Mistas :

Se comparadas com as raças de corte, as raças bovinas mistas são menos maciças. Menos bem proporcionadas. Sendo da mesma altura, são menos pesadas. Tem cabeça, pescoço, e membros em pouco maiores. São menos cheios no peito. Não tem costelas tão arqueadas. E tem um desenvolvimento notável das veias mamarias.

Por outro lado, diferem das raças leiteiras porque geralmente são maiores, mais pesadas, menos angulosas. A linha superior é mais forte e menos cortante. O peito é mais desenvolvido. As costelas um pouco mais forte, não havendo diferenças essencial na cabeça, pescoço, corpo,e veias mamarias.

Pelagem: Variável, com couro de grossura média ou fina, elástica, bem coberto de pelos macios.

Pescoço e estrutura: na maioria, grandes.

Cabeça: Tende para grande e comprida, com fronte larga, focinho úmido, médio ou grosso, com narinas largas e abertas, olhos grandes e proeminentes, chifres de preferência finos, quando presente, e orelhas médias e regularmente atentas.

As raças bovinas mistas são, entre outras, Gado South Devem, Gado Red Polled, Gado Normando, Gado Schwyz, Gado Simmental, Gado Simmental Alemão.


http://www.vetorial.net/~shorthorn/southdevon-anjou.htm


Raças de Zebu e derivados

O Zebu é uma espécie muito aparentada com o boi, é uma hibridação, normalmente chamada de cruzamento e produtos de mestiços.

Em seu país de origem, a Índia, as múltiplas raças naturais de Zebu não costumas sofrer seleção no mesmo sentido das raças de origem européia. Apenas recentemente, pequenos rebanhos de Sindhi, Gir, Sahiwal, e outras poucas raças começaram a ser selecionadas pela aptidão leiteira.

No Brasil e nos Estados Unidos, o Zebu começou a ser selecionado para a obtenção de uma raça especializada para o corte.

As raças de Zebu e derivados são, Zebu Guzerá, Zebu Nelore, Zebu Gir, Zebu Sindi, Zebu Indubrasil, Gado Santa Gertrudis, Gado Canchim


http://samucamichel.blogspot.com.br/2011/04/como-vivem-os-camelos.html

Nenhum comentário:

Postar um comentário