sábado, 12 de maio de 2012

Reprodução de bovinos V - Inseminação Artificial


O aumento da produção e da produtividade do gado leiteiro tem como conseqüência o aumento dos lucros. A produção de leite e carne bovina estão baseadas na produção de bezerros e de bezerras, não é difícil, portanto, entender que vacas leiteiras, bois gordos e vacas de cria um dia foram bezerros e bezerras.
Desse modo, vários grupos de pessoas estejam interessados em tirar da pecuária o máximo que ela possa dar, investindo tempo e capital na criação com o objetivo de reproduzi-las.

A partir desse objetivo, a técnica reprodutiva da “Inseminação Artificial” foi implantada na relação entre esses animais. Entramos por fim no foco do presente trabalho.

A Inseminação Artificial é um processo que ocorre desde a colheita do sêmen, até à análise no laboratório, sendo as manutenções são por períodos variáveis, até a sua introdução no trato genital de uma fêmeas. Inicialmente, a Inseminação artificial foi desenvolvida com o objetivo de combater as doenças transmitidas pelo touro durante a monta natural. Assim, se tornou o processo mais eficaz e essencial para o melhoramento genético e aumento da eficiência produtiva dos rebanhos.  


Esta técnica possui vantagens em relação à monta natural, mas também possui algumas limitações:

Vantagens

- Controle da transmissão de doenças infectocontagiosas da esfera reprodutiva;
- Incremento do melhoramento genético e da produção animal;
- Aprimoramento do controle zootécnico;
-Racionalização do manejo reprodutivo;
-Redução dos problemas de partos em novilhas, usando-se touros com facilidade de parto;
-Possibilidade do nascimento de crias após a morte do pai.

Limitações

-Falta de mão-de-obra especializada;
-Utilização da técnica incorretamente

Nenhum comentário:

Postar um comentário